fbpx

Inscrições vão até 30 de junho, contemplando curtas feitos por crianças e jovens de 8 a 17 anos do mundo inteiro

Estão abertas as inscrições para o “Festival Internacional Pequeno Cineasta” (FIPC), que vai acontecer de 2 a 6 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Essa será a quinta edição do evento, que tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro. Para participar, basta ter entre 8 e 17 anos, uma câmera na mão e uma ideia na cabeça! A inscrição é gratuita e vai até 30 de junho. O regulamento completo está disponível no site www.pequenocineasta.com.br.

Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infanto-juvenil do Brasil e do mundo. Em suas quatro edições o festival exibiu mais de 400 filmes de 28 países, atingindo um público direto de três mil pessoas. Todas as edições contam ainda com oficinas, debates e mesas redondas com a presença de renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.

Para concorrer no Festival, os pequenos cineastas tem que ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de um a dez minutos de duração, de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre.  Os atores dos filmes não precisam ser obrigatoriamente crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.

O Júri será composto por dez crianças e jovens com perfis representativos de diferentes regiões do estado do Rio, em conjunto com a coordenadora pedagógica do Festival e um representante do mercado audiovisual. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Os vencedores levam pra casa câmeras de alta qualidade, nos modelos DSLR D3200 para os eleitos pelo júri oficial e a COOLPIX P530 para os escolhidos pelo júri popular, premiados através do apoio cultural da NIKON, parceira do projeto.

Além do evento em si, o festival também promove outros projetos que possibilitam ampliar o alcance da iniciativa de dar a voz a infância e juventude. É o caso da “Oficina Pequeno Cineasta”, criada em 2009 exclusivamente para o público infanto-juvenil que já iniciou por volta de 200 crianças e jovens na arte cinematográfica. Eles botam a mão na massa e conhecem as etapas do processo de filmagem, desde a criação do roteiro, operação de câmera, luz, arte, direção, som e montagem, até chegar ao grande momento: a experiência de assistir a própria obra. Estão abertas as inscrições de novas turmas que terão início no dia 24 de maio. As aulas serão ministradas por Daniela Gracindo e os filmes realizados serão exibidos na 5a edição do FIPC.

O projeto Pequeno Cineasta expandiu novamente seu espaço de distribuição conquistando espaço na grade do Canal Brasil. O “Programa Pequeno Cineasta” traz uma série de 13 episódios com os filmes nacionais e internacionais que se destacaram no FIPC. Daniela Gracindo apresenta os filmes que são analisados em uma “mesa redondinha” formada por pequenos cineastas que debatem sobre a sétima arte, a partir de suas próprias produções.

Outra iniciativa é o projeto “Sustente sua História”, que convida crianças de todo o Brasil a sugerir ideias para uma sociedade sustentável, realizado em parceria com o Jardim Botânico.

SOBRE DANIELA GRACINDO: é atriz e produtora. Com curso superior em cinema pela UNESA, se especializou como produtora executiva em 2002 fazendo MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – RJ. Viveu na Austrália, onde concluiu o curso de “Film Making From Start to Finish”, na Worker’s Educational Association de Sidney. Entre vários trabalhos que realizou, destacam-se o documentário de longa-metragem que homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” e a versão do musical “Léo e Bia” de Oswaldo Montenegro para as telas de cinema.

SOBRE NIKON DO BRASIL

Líder mundial em produtos de imagem, a Nikon é precursora das tecnologias que vem revolucionando a indústria fotográfica. Presente em mais de 80 países, a multinacional inaugurou em abril de 2011 sua primeira subsidiária na América do Sul, com o objetivo de se aproximar cada vez mais dos consumidores, oferecendo um pacote completo de produtos, acessórios, assistência técnica e suporte para as categorias de câmeras fotográficas e microscópios. A Nikon investe no lançamento constante de produtos inovadores e em estratégias que visam difundir o aprimoramento da arte fotográfica. No final de 2014, inaugurou em São Paulo a Galeria Nikon – espaço totalmente dedicado à fotografia que receberá encontros, cursos, palestras e exposições.

SOBRE OS PRÊMIOS

Compacta, leve e durável, a DSLR D3200 é equipada com um sensor CMOS de formato DX de 24.2 megapixels e o sistema de processamento de imagem EXPEED 3. A ampla faixa de sensibilidade ISO de 100 a 6.400 garante disparos em situações de baixa luminosidade sem o uso do flash. Através do Adaptador Móvel Sem Fio WU-1a opcional, é possível transferir instantaneamente os arquivos da D3200 para um smartphone ou tablet compatível, que pode atuar também como um controle remoto da câmera enquanto estiver conectado. Além disso, grava vídeos em Full HD (1080p) com foco automático contínuo, controle de exposição manual e som estéreo. (http://youtu.be/8nbG7T6LqP8)

A COOLPIX P530 conta com potente zoom ótico de 42x e zoom de ajuste fino dinâmico de 84x, tela LCD de 3.0 pol. de alta resolução, sensor CMOS de 16.1 megapixels e possibilita a gravação de vídeos em Full HD HD 1080p com som estéreo e qualidade excepcional. É compatível com o Adaptador Móvel Sem Fio WU-1a opcional, que permite a conectividade com smartphone ou tablet. Enquanto estiver conectado, o dispositivo pode atuar também como controle remoto para a câmera. Além disso, é equipada com a tecnologia de Redução de Vibração Ótica, Rastreador de Assunto e Controle de Exposição Manual Total. (http://youtu.be/ZDKHZ72wWcl)

SERVIÇO:

5o Festival Internacional Pequeno Cineasta

Período de inscrição: abertas até 30 de junho

Endereço para inscrições: www.pequenocineastafest.com.br
Oficina Pequeno Cineasta
Período de realização: de 24 de maio a 5 de julho de 2015 – aos domingos
Horários: de 10:00 às 13:00 (de 8 a 13 anos) de 15:00 as 18:00 (de 14 a 17 anos)
Local: Studio Casa de Pedra – Gávea – Rua Major Rubens Váz 436 – RJ

Inscrições e informações: pequenocineasta@gmail.com

 

Premiação
Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos)
Melhor Filme pelo Júri Oficial – Câmera Digital Nikon D3200 (uma unidade)

Melhor Filme pelo Júri Popular – Câmera Digital Nikon COOLPIX P530 (uma unidade)

Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos)
Melhor Filme pelo Júri Oficial – Câmera Digital Nikon D3200 (uma unidade)

Melhor Filme pelo Júri Popular – Câmera Digital Nikon COOLPIX P530 (uma unidade)

Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos)
Melhor Filme pelo Júri Oficial – Câmera Digital Nikon D3200 (uma unidade)

Melhor Filme pelo Júri Popular – Câmera Digital Nikon COOLPIX P530 (uma unidade)

Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos)
Melhor Filme pelo Júri Oficial – Câmera Digital Nikon D3200 (uma unidade)

Melhor Filme pelo Júri Popular – Câmera Digital Nikon COOLPIX P530 (uma unidade)

 

Site oficial: www.pequenocineasta.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-Pequeno-Cineasta/124148720995407?ref=hl

Canal Youtube: http://www.youtube.com/user/ThePequenocineasta

Assessoria de imprensa do FIPC

Fernanda Lacombe fernanda@lageassessoria.com

(21) 3579-8960/ (21) 98121-7409

Paula Catunda paula.catunda@gmail.com

(21) 98795-6583

Não há nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Carrinho de compras