fbpx

O Festival Internacional Pequeno Cineasta foi elaborado com foco em crianças e jovens de 8 a 17 anos de idade, buscando oferecer aos seus participantes estímulos a um futuro mais participativo a partir do contato com diversas experimentações na linguagem audiovisual. Concebida por Cristina Savian e Daniela Gracindo, esta segunda edição do Festival ocorrerá de 08 a 12 de novembro, no Cine Glória, Rio de Janeiro, e apresentará um panorama de filmes feitos por crianças e jovens do mundo todo – com entrada gratuita em todas as suas atividades.

Para o processo de seleção, foram enviados 111 filmes, de 16 países além do Brasil (Argentina, Austrália, Bélgica, Burkina Faso, Canadá, China, Congo, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Perú e Reino Unido). Essa diversidade de pensamentos e culturas está refletida na programação do 2° Festival Internacional do Pequeno Cineasta.

Além das mostras competitivas, haverá espaço para debates com profissionais das áreas de cinema e educação no Instituto Cervantes, onde será realizada a mesa redonda “Cinema por Crianças e Jovens” – com a participação de Adriana Fresquet (coordenadora do Projeto CINEAD – CAp UFRJ), Ana Dillon (responsável pelo Projeto Imagens em Movimento), Daniela Gracindo (uma das fundadoras da Oficina Pequeno Cineasta) e Diego Betancor (professor de roteiro da Escola de Cinema Orson the Kid, Espanha) – e a mesa redondinha “Luz, Câmera e Ação” – composta por três alunos com idade entre 8 e 17 anos e um mediador, através de vídeo conferência entre Brasil (Oficina Pequeno Cineasta), Espanha (Escola de Cinema Un Perro Andaluz) e Perú (Lúdica – Centro Audiovisual para Crianças e Jovens). Também será oferecido o workshop “Olhares”, ministrado  pelas diretoras do Festival e da Oficina Pequeno Cineasta, Cristina Savian e Daniela Gracindo, direcionado a professores da rede de ensino pública e privada.

Neste ano, serão homenageados os ex-jogadores de futebol Raí de Souza Vieira de Oliveira e Leonardo Nascimento de Araújo pela criação do Projeto Gol de Letra, que desenvolve e dissemina práticas educativas a 1.300 crianças, jovens, famílias e comunidades em um contexto de proteção social. Atuando em São Paulo desde 1999, tendo passado por Niterói em 2001 e mudado para o Rio de Janeiro, no Caju, em 2006, a Fundação é reconhecida pela UNESCO como modelo mundial no apoio a crianças menos assistidas.

O Festival contará com a presença da consagrada atriz Débora Duarte e do ator e pequeno cineasta Matheus Costa como mestres de cerimônia. Na abertura oficial, serão exibidos três filmes convidados: os curtas “El síndrome de Pablo” (Espanha) e “A carta vermelha” (Brasil) e o longa “Uma professora muito maluquinha”, adaptação do livro de Ziraldo, com Paola Oliveira, dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues.

Para escolha dos premiados, o júri foi composto por dez jovens com perfis representativos de

diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro e variadas realidades sócio-econômicas. Como premiação, será oferecido o troféu concebido pelo artista multimídia João Machado e desenhado pelo publicitário Paulo Brazil.

Nossos parceiros são: British Council, Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro,  Secretaria do Município do Rio de Janeiro, Delux Comunicação, Instituto Cervantes, Raconto, Kodak, Cine Glória, PEC e Oficina Pequeno Cineasta.

Apresentar a linguagem audiovisual destes pequenos cineastas e seus diversos olhares sobre o mundo é uma oportunidade única e a premissa desse trabalho.

 

Serviço:

CINE GLÓRIA

Praça Luis de Camões, s/n – subsolo – Glória/RJ

Telefone: 21 2556-1586

Lotação: 116 lugares ENTRADA GRATUITA

 

INSTITUTO CERVANTES

Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo/RJ Telefone: 21 3554-5910

Lotação: 85 lugares ENTRADA GRATUITA

 

Programação completa disponível no site www.pequenocineastafest.com.br

Não há nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Carrinho de compras