O que uma criança é capaz com uma câmera na mão?
Com essa ideia na cabeça, a atriz e produtora Daniela Gracindo desenvolveu o projeto Pequeno Cineasta com o intuito de dar voz à crianças e jovens. Tudo começou com uma oficina de cinema dedicada exclusivamente ao público infantojuvenil. A Oficina Pequeno Cineasta .
“A partir daí comecei a pesquisar e descobri pelo mundo afora, trabalhos incríveis realizados por crianças e jovens, que além de revelar seus talentos artísticos, têm muito a nos acrescentar através dos seus olhares sobre o mundo”.
Surgiu então, em 2010, o Festival Internacional Pequeno Cineasta que reune filmes do mundo todo realizados integralmente por crianças e jovens entre 8 a 17 anos de idade. O sucesso do FIPC já foi levado à TV em um a parceria com o Canal Brasil para o lançamento do Programa Pequeno Cineasta. Com direção de Walter Lima Jr. e apresentando por Daniela Gracindo, o programa teve duas temporadas de 13 episódios, hoje disponível no canal virtual Pequeno Cineasta mo Youtube.
Em 2020, o Pequeno Cineasta se consolida completando 10 anos de realizações, atingindo com sucesso o objetivo de estimular crianças e jovens a se expressarem através da arte cinematográfica com criatividade e autonomia, contribuindo para que nossos jovens espectadores sejam mais críticos e concientes do que vêem e fazem.