fbpx

Oficina Virtual de Estudo da Linguagem Cinematográfica

(COM FOCO NA PRODUÇÃO DE ROTEIROS)

Voltada para jovens interessados na sétima arte, esta oficina propõe incentivar e acompanhar o processo de escrita de roteiro a partir do estudo da linguagem cinematográfica.

Local: As aulas serão pelo Aplicativo Zoom

Datas: Sábados – entre os dias 11 de julho a 29 de agosto

Apresentação do projeto final: dia 12 de setembro de 2020

Horário: das 16:00 às 18:30

Faixa etária: 14 a 20 anos

Investimento: 2 parcelas de R$ 250,00 sendo a primeira no ato da inscrição e a segunda até o dia 10 de agosto.

Inscrições: solicitar dados para inscrição pelo email contato@pequenocineasta.com.br

 

As inscrição serão realizadas até o dia 08/07 ou quando atingido o limite de vagas.

 

As datas previstas serão confirmadas a partir da matrícula do mínimo de 10 alunos e cada turma terá o limite de 20 vagas.

FORMATO

As aulas serão realizadas através da plataforma ZOOM, contendo TRÊS TEMPOS de aproximadamente 40 MINUTOS cada, com INTERVALOS entre eles para visualização dos objetos da aula (curtas, trechos de filme);

Cada aula terminará com uma proposta de EXERCÍCIO DE ROTEIRO, que deverá ser entregue até dois dias antes do encontro seguinte para ser devidamente AVALIADO pelos tutores, com COMENTÁRIOS PESSOAIS a todos por e-mail e ANÁLISE de alguns trabalhos em cada aula.

O link de acesso ao curso será enviado meia hora antes da primeira aula começar.

Caso não seja possível comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponibilizada no DRIVE da turma.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • AULA 1  – Cinema Clássico Narrativo
  • AULA 2 – A Personagem no Cinema
  • AULA 3 – Potencialidades do Diálogo Cinematográfico
  • AULA 4 – Possibilidades do Som no Cinema
  • AULA 5 – O Tempo no Cinema
  • AULA 6 – Dispositivos fílmicos e narrativos
  • AULA 7 – Tramas
  • AULA 8 – Ponto de vista Narrativo e Conclusões
claquete_animado

Ministrantes

Clique na foto para conhecer mais sobre os ministrantes.

Bacharel em cinema pela UNESA, entre vários trabalhos que realizou, desde 2000, diretora, atriz e produtora, destaca-se o documentário de longa-metragem que produziu em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” lançado nas salas de cinema em maio de 2009, tendo sido aplaudido pelo público e pela crítica. No mesmo ano, criou o projeto Pequeno Cineasta, no intuito de estimular e desenvolver a expressão artística de crianças e jovens através do cinema. O projeto compõe diversas ações, destacando-se o Festival Internacional Pequeno Cineasta, que chega a sua oitava edição em 2019.

Foi iniciado na realização cinematográfica aos 9 anos, frequentando cursos livres da Oficina Pequeno Cineasta, na qual executou, em variadas funções, mais de 20 curta-metragens. Foi diretor, fotógrafo e editor dos curtas “Primeiro Amor”, “Antônio”, “Desconheço-te” (vencedor do Festival Pequeno Cineasta) e “Pó” (finalista no The Next Film Festival). Fez seu primeiro longa-metragem, 1/86 (Um e Oitenta e Seis Avos) aos 17 anos, filme premiado no Cine PE. Atualmente cursa Cinema na UFF e trabalha com a feitura de videoclipes. Seu segundo longa-metragem, “O Bicho”, está em processo de pós-produção.

Formado em Comunicação Social – Cinema na PUC-Rio, iniciou contato com a realização cinematográfica aos 13 anos na Oficina Pequeno Cineasta, onde hoje atua como tutor. É diretor e roteirista de 6 curtas, entre eles “Quarto Branco”, Menção Honrosa Jovem no Festival Corti a Ponte 2016. Participou de projetos de pesquisa na PUC (“Representação do padre no cinema brasileiro”) e na UNIRIO (“A crítica de Bernardo Carvalho em O mundo fora dos eixos”), onde atualmente cursa Licenciatura em Letras. Atualmente trabalha com roteiro, produção e crítica, e escreve para a revista MULTIPLOT!.

Start typing and press Enter to search

Carrinho de compras