Voltada para jovens interessados na sétima arte e nas suas relações com a literatura, esta oficina propõe incentivar e acompanhar a prática de adaptação cinematográfica por meio do estudo das especificidades e potencialidades do cinema e da literatura.
Local: As aulas serão pelo Aplicativo Zoom
Datas: Sábados – entre os dias 14 maio a 18 de junho de 2022
Apresentação do projeto final: dia 02 de julho de 2022
Horário: das 15:00 às 17:00
Faixa etária: a partir de 14 anos
Investimento: R$ 260,00 a vista ou 2 x R$ 140,00 sendo a primeira no ato da inscrição e a segunda até o dia 10 de junho.
Inscrições: solicitar ficha pelo email contato@pequenocineasta.com.br
As datas previstas serão confirmadas a partir da matrícula do mínimo de 10 alunos e cada turma terá o limite de 22 vagas.
FORMATO
As aulas serão realizadas através da plataforma ZOOM.
Cada aula terminará com uma proposta de EXERCÍCIO DE ROTEIRO, que deverá ser entregue até dois dias antes do encontro seguinte para ser devidamente AVALIADO pelos tutores, com COMENTÁRIOS PERSONALIZADOS a cada aluno por e-mail e ANÁLISE de alguns trabalhos em cada aula.
O link de acesso ao curso será enviado após a confirmação da matrícula.
Todas as aulas e conteúdos apresentados ficarão disponíveis para consulta DRIVE da turma, durante o período da Oficina.
PROJETO FINAL
Ao final da oficina cada aluno irá realizar um curta metragem, aplicando os conceitos trabalhados nas aulas, para serem exibidos em uma Cerimônia de Encerramento, também através da plataforma ZOOM e aberta para convidados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- AULA 1 – Cinema, Literatura e Mitos
- AULA 2 – Adaptação Cinematográfica e Diálogos
- AULA 3 – Personagens e Tramas
- AULA 4 – Potencialidades não literais da Literatura e do Cinema
- AULA 5 – Gêneros e Remakes
- AULA 6 – Ponto de Vista Narrativo e Conclusões
- AULA 7 – Apresentação e avaliação dos trabalhos finais
Ministrantes
Clique na foto para conhecer mais sobre os ministrantes.
Bacharel em cinema pela UNESA, entre vários trabalhos que realizou, desde 2000, diretora, atriz e produtora, destaca-se o documentário de longa-metragem que produziu em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” lançado nas salas de cinema em maio de 2009, tendo sido aplaudido pelo público e pela crítica. No mesmo ano, criou o projeto Pequeno Cineasta, no intuito de estimular e desenvolver a expressão artística de crianças e jovens através do cinema. O projeto compõe diversas ações, destacando-se o Festival Internacional Pequeno Cineasta, que chega a sua oitava edição em 2019.
Foi iniciado na realização cinematográfica aos 9 anos, frequentando cursos livres da Oficina Pequeno Cineasta, na qual executou, em variadas funções, mais de 20 curta-metragens. Foi diretor, fotógrafo e editor dos curtas “Primeiro Amor”, “Antônio”, “Desconheço-te” (vencedor do Festival Pequeno Cineasta) e “Pó” (finalista no The Next Film Festival). Fez seu primeiro longa-metragem, 1/86 (Um e Oitenta e Seis Avos) aos 17 anos, filme premiado no Cine PE. Atualmente cursa Cinema na UFF e trabalha com a feitura de videoclipes. Seu segundo longa-metragem, “O Bicho”, está em processo de pós-produção.
Formado em Comunicação Social – Cinema na PUC-Rio, iniciou contato com a realização cinematográfica aos 13 anos na Oficina Pequeno Cineasta, onde hoje atua como tutor. É diretor e roteirista de 6 curtas, entre eles “Quarto Branco”, Menção Honrosa Jovem no Festival Corti a Ponte 2016. Participou de projetos de pesquisa na PUC (“Representação do padre no cinema brasileiro”) e na UNIRIO (“A crítica de Bernardo Carvalho em O mundo fora dos eixos”), onde atualmente cursa Licenciatura em Letras. Atualmente trabalha com roteiro, produção e crítica, e escreve para a revista MULTIPLOT!.