A Oficina Pequeno Cineasta tem por objetivo educar crianças na arte cinematográfica com criatividade e liberdade de expressão contribuindo para que, em um futuro próximo, nossos jovens espectadores sejam mais críticos e seletivos com o que veem e fazem. Na oficina os alunos realizam um curta-metragem vivenciando as etapas do processo de filmagem desde a criação do roteiro, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem, até chegar ao grande momento: a experiência de assistir a sua obra.
O Módulo II da nossa Oficina é para crianças e jovens que já têm alguma experiência na realização cinematográfica.
Vamos nos aprofundar em alguns pontos de desenvolvimento na linguagem cinematográfica:
• Roteiro: técnicas para o desenvolvimento do processo de criação;
• A luz em cena: noções básicas de iluminação;
• Trabalhando o som na narrativa cinematográfica;
• Análise técnica de todos os departamentos;
• Direção de ator;
• Organização da produção – logística;
• Filmagem e edição – recursos e conceitos para a gravação e montagem;
TURMAS DE FÉRIAS NO RIO DE JANEIRO
Local: Espaço de Pesquisas Artísticas (EPA) – Rua Clementina de Jesus, 81 – Recreio – RJ
Datas: de 20 a 24 de janeiro de 2025
Cerimônia de encerramento: a confirmar
Horários:
Turma: das 09h às 12h30
Faixa etária: entre 10 e 17 anos
Investimento: 2x R$ 385,00 ou R$700,00 a vista
Para realizar sua inscrição, clique aqui!
Inscrições até dia 10/01/2025
As datas previstas serão confirmadas a partir da matrícula do mínimo de 7 alunos.
Ministrante
Bacharel em cinema pela UNESA, entre vários trabalhos que realizou, desde 2000, diretora, atriz e produtora, destaca-se o documentário de longa-metragem que produziu em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” lançado nas salas de cinema em maio de 2009, tendo sido aplaudido pelo público e pela crítica. No mesmo ano, criou o projeto Pequeno Cineasta, no intuito de estimular e desenvolver a expressão artística de crianças e jovens através do cinema. O projeto compõe diversas ações, destacando-se o Festival Internacional Pequeno Cineasta, que chega a sua décima edição em 2023.
Foi iniciado na realização cinematográfica aos 9 anos, frequentando cursos livres da Oficina Pequeno Cineasta, na qual executou, em variadas funções, mais de 20 curta-metragens. Foi diretor, fotógrafo e editor dos curtas “Primeiro Amor”, “Antônio”, “Desconheço-te” (vencedor do Festival Pequeno Cineasta) e “Pó” (finalista no The Next Film Festival). Fez seu primeiro longa-metragem, 1/86 (Um e Oitenta e Seis Avos) aos 17 anos, filme premiado no Cine PE. Atualmente cursa Cinema na UFF e trabalha com a feitura de videoclipes. Seu segundo longa-metragem, “O Bicho”, está em processo de pós-produção.